Escolhendo o Meu Sofá

Escolhendo a espuma do sofá: qual a melhor densidade?

A densidade do sofá é responsável diretamente pelo conforto e durabilidade do móvel.

Confira como escolher:

Sofá é um dos móveis mais difíceis de se escolher, principalmente se você não puder ir até a loja e fazer um teste, literalmente sentindo como ele irá se aconchegar ao seu corpo.
Apesar de não ser tão eficiente como a experimentação, conhecer as diferenças entre a densidade da espuma e como ela deverá se comportar é de grande ajuda para quando for escolher o melhor sofá para sua casa.
Por isso separamos algumas dicas importantes para você.

Primeiro, o que é densidade da espuma?

Na hora de conferir as características e especificações do sofá, você irá se deparar com indicações como por exemplo: D16, D18, D20, D26,D28, D33 ou até mesmo D45.
Essa sigla representa a densidade da espuma do sofá e determina diretamente a sua maciez e resistência.

O número na sigla define a medida em g/cm³, que basicamente é uma divisão de quanto peso cada cm³ consegue suportar.
No caso de uma espuma D33, são 33 g/cm³.
Convertendo isso para peso:
Irá indicar mais ou menos que o móvel é indicado para pessoas com peso entre 71 kg e 100 kg.
O mesmo se dá para espumas de menor densidade. 

Vamos enterder agora, Densidade vs Maciez

É importante lembrar que, quanto maior a densidade teoricamente mais rígida será a espuma do sofá.
Por isso, é preciso sempre dosar densidade vs maciez na hora que for fazer a compra.
Para conseguir manter a maciez sem sacrificar a densidade adequada para que o móvel consiga suportar o uso diários sem sofrer deformações, muitos modelos utilizam as tecnologias de espumas soft e hipersoft.
A espuma Soft foi desenvolvida para se obter uma característica de toque muito macio, baixa resistência à compressão e alto alongamento. Além disso, oferece também boa capacidade de deformação, com recuperação rápida em relação às tradicionais. É uma espuma flexível, assim como as de viscoelástico.
Fonte: Blog Euro Colchões e Espumas

Basicamente essa tecnologia é uma grande aliada para se obter conforto e durabilidade.
Caso o modelo escolhido possua essa opção, não hesite em comprar.

Além da densidade e da tecnologia soft, existem outros componentes nas estrutura do sofá que irão contribuir para se ter um conforto e qualidade,  como molas e percintas (tiras elásticas fixadas sob a espuma para gerar sustentação) que podem contribuir com a maciez e durabilidade do móvel.


Mas e seu não usar a espuma soft, ou hipersoft e qual a melhor densidade para o meu sofá?

Em relação ao assento, a escolha do D33 é a mais indicada, por estar em uma média de peso, levando em considerando que pessoas com corpos e pesos diferentes irão utilizá-lo (capacidade de 71 kg a 100 kg).
Caso opte por um D28, ele será mais macio e mais confortável para ficar jogado no sofá e assistir filmes, no entanto, se seu peso for acima de 80 kg, ele poderá sofrer deformações com o tempo.

Embora sempre tenham um preço bastante atrativo, modelos com espumas no assento usando a tecnologia D18, D23 ou  não devem ser escolhidos  pois apenas o uso normal por pessoas com mais de 70 kg fará com que o estofado deforme em relativo curto espaço de tempo.

Já e mais indicado para o encosto onde não há tanta pressão direta, como a sofrida pelo assento, o ideal é optar por uma densidade menor.
Se for possível, dê sempre preferência pra modelos que contenha uma densidade que se encaixe com a sua faixa de peso... e para ficar melhor ainda opte por espumas com tecnologia Hipersoft, ou supersoft  tanto no assento quanto no encosto, garantindo conforto e durabilidade.